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Os trinta prelúdios e a improvisação no “Elementos de Música e Método de Forte-Piano Op. 19” de João Domingos Bomtempo
Vergara, Jorge.
Anais do II Simpom, vol. 2, núm. 2, 2012, pp. 1514-1523.
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Resumen
Esta comunicação apresenta parte da análise crítica do Elementos de Música e Método de Forte-Piano Op.19 de João Domingos Bomtempo (1775 – 1842) na perspectiva da musica historicamente informada”, dissertação de mestrado. A improvisação, uma prática de performance no pianoforte no final do século XVIII e início do século XIX, foi comentada, neste trabalho, relacionado-a com os Trinta Preludios do Op. 19. A análise dos prelúdios do método de Bomtempo foi feita comparando-o com métodos para pianoforte aos quais ele
provavelmente teve acesso, Muzio Clementi (1752 – 1832) e Johann Baptist Cramer (1771 – 1858) principalmente, observando suas semelhanças e diferenças visando apresentar a contribuição do pensamento de Bomtempo.
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