Atención

Búsqueda avanzada
Buscar en:   Desde:
Red de Estudios de Historia de las Infancias en América Latina. Argentina.
Información académica de los investigadores registrados.
Consulte la colección de trabajos disponibles.
Acolhimento de Adolescentes LGBTS em restrição de liberdade: Desafios, enfrentamentos e avanços na internação provisória
Boeira, Daniel Alves. y Freire, Marta Raquel de Figueiredo Martins.
En Kunz,Sidelmar Alves da Silva., Silva, Altina Abadia da., Antunes, Josiene Camelo Ferreira. y Lima, Daniela Kedna Ferreira., Direitos Humanos e emancipação. Uberlândia (Brasil): Culturatrix.
  ARK: https://n2t.net/ark:/13683/pt3W/fFk
Resumen
Para discorrer sobre o acolhimento de adolescentes LGBT no Centro de Socioeducação Dom Bosco (Cense Dom Bosco), unidade que atualmente comporta a internação provisória e a definitiva de adolescentes do sexo masculino, acreditamos que seja importante contextualizar ao leitor acerca dos movimentos e das forças que atravessaram sua construção. Iniciaremos fazendo uma breve retrospectiva dos acontecimentos que gravitaram em torno da temática do estudo pretendido, discorrendo sobre o surgimento, na unidade, do acolhimento dos adolescentes internados provisoriamente e suas implicações éticas e legais, bem como dos desejos, forças a favor e contra, incômodos, estereótipos, lógicas punitivas e repressoras, e o anseio por práticas institucionais mais dignas, éticas e humanizadas, pautadas no compromisso com a dignidade humana e os direitos humanos, tão fragilizadas como veremos a seguir. Posteriormente discorreremos sobre os procedimentos relacionados à entrada do adolescente LGBT no Cense Dom Bosco e do quão distante, tais procedimentos, estão de um acolhimento como prática de cuidado, outro aspecto investigado na pesquisa. Finalmente, abordaremos questões que se relacionam desde a implementação do projeto de acolhimento dos adolescentes internados provisoriamente e as conquistas alcançadas, mostrando o quanto o sistema socioeducativo terá de refletir e discutir para que a diversidade de gênero seja respeitada e tratada com a seriedade que merece.
Texto completo
Dirección externa:
Creative Commons
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
Para ver una copia de esta licencia, visite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.es.