Atención

Búsqueda avanzada
Buscar en:   Desde:
 
Análise crítica do “Elementos de Música e Método de Forte-Piano Op. 19” de João Domingos Bomtempo na perspectiva da música historicamente informada
Vergara, Jorge.
Tesis de Maestría. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.
  ARK: https://n2t.net/ark:/13683/pPOY/MtX
Resumen
O objetivo da presente pesquisa foi fazer uma análise crítica do “Elementos de Música e Método de Forte-Piano Op. 19” de João Domingos Bomtempo (1775 – 1842) usando-a como modo de aproximação de seu repertório para piano. Entre as ideias da música historicamente informada foram buscados subsídios para o conhecimento da música dos meados do século XVIII e da 1º metade do século XIX, bem como de sua performance na atualidade, tendo em mente a finalidade de despertar e/ou renovar o interesse pelas obras desse compositor português, ou seja, comparando recursos composicionais e procedimentos da técnica pianística empregados no referido Método, com aqueles usados em outras obras também para piano. A análise do método de Bomtempo foi feita com métodos aos quais ele teve acesso (os de Muzio Clementi (1752 – 1832) e Johann Baptist Cramer (1771 - 1858) principalmente), observando suas semelhanças e diferenças para tentar apresentar a contribuição do pensamento de Bomtempo.
Texto completo
Dirección externa:
Creative Commons
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
Para ver una copia de esta licencia, visite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.es.