Atención

Búsqueda avanzada
Buscar en:   Desde:
A Internacionalização da Educação Superior do território ibero-americano no período (pós) pandêmico: desafios e possibilidades da Universidade Federal de Santa Maria no Brasil de 2020 a 2023
Almeida, Maria de Lourdes Pinto de - Universidade Federal de Santa Maria e Universidade Estadual de Campinas.
Perske, Ketlin Elís - Universidade Federal de Santa Maria.
Sarturi, Rosane Carneiro - Universidade Federal de Santa Maria.
III Congreso Internacional de Ciencias Humanas. Escuela de Humanidades, Universidad Nacional de San Martín, Gral. San Martín, 2024.
  ARK: https://n2t.net/ark:/13683/esz9/uMs
Resumen
Este projeto faz parte de uma investigação macro que teve como mentora a coordenadora do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas de Educação Superior, GIEPES, sediado na Unicamp, Profa Dra Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira. Esta pesquisa surge em julho de 2017 e está na 3ª etapa de desenvolvimento. Vale a pena ressaltar que a UFSM teve, desde o início, participação neste projeto de escopo internacional, com um grupo de 09 países: Argentina, Brasil (UPF, Unicamp, UFSM, Unoesc, Furb, URI, UFMS), Uruguai (IUSUR, UdeLar), Venezuela (Universidad del Zulia), México (Universidad de Colima), Portugal (Aveiro), Espanha (Universidad de Granada), Chile (PUCValparaíso) e Colombia (Universidad Nacional Pedagógica). Esta terceira fase de desenvolvimento tem como objetivo analisar as políticas, os processos e as estratégias de ação organizadas e/ou em desenvolvidas pelas Universidades envolvidas no recorte temporal de 2020 a 2023. Neste projeto especifico, este objetivo será investigado na Universidade Federal de Santa Maria. Se faz mister destacar que as políticas e os processos de internacionalização sofreram mudanças drásticas em todas a Instituições de Educação Superior do mundo por conta da pandemia trazida pelo vírus COVID 19 no início de 2020. Os procedimentos metodológicos pretendem identificar um “novo” panorama acadêmico da UFSM neste foco da internacionalização no quesito da mobilidade acadêmica, trazendo um mapeando das políticas, ações e estratégias pretendidas e efetivadas neste recorte temporal delimitado. O método utilizado na análise do material coletado será o dialético tendo as categorias contradição e totalidade como base da metodologia histórico-critica. A pesquisa será bibliográfica e documental. O instrumento de coleta de dados utilizado é um formulário, que foi elaborado pela coordenadora do GIEPES, democraticamente debatido e finalizado pelos pesquisadores das diferentes IES envolvidas. Estudar este tema atual e polémico é de extrema importância para a Educação Superior haja vista que tivemos inúmeras mudanças nos planejamentos elaborados pelas universidades devido a expansão do vírus COVID 19 neste período denominado de pandêmico. Se faz mister estudarmos a internacionalização da educação superior em uma perspectiva internacional em todos os níveis da Instituição da Educação Superior. No período pandêmico tivemos mudanças significativas nesta temática valorizando a performance na internacionalização em home, conforme as pesquisas da Profa Dra Marilia Morosini (PUCRS) demonstram neste recorte temporal. O impacto desta investigação nas IES envolvidas será de extrema importância e relevância social e acadêmica. Vale a pena uma reflexão!
Texto completo
Creative Commons
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
Para ver una copia de esta licencia, visite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.es.