¿No posee una cuenta?
EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL DO CAMPO NO BRASIL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS DE UMA ESCOLA NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL/BRASIL
Estefani Baptistella - Universidade Federal de Santa Maria.
Ketlin Elís Perske - Universidade Federal de Santa Maria.
Rosane Carneiro Sarturi - Universidade Federal de Santa Maria.
Ketlin Elís Perske - Universidade Federal de Santa Maria.
Rosane Carneiro Sarturi - Universidade Federal de Santa Maria.
III Congreso Internacional de Ciencias Humanas. Escuela de Humanidades, Universidad Nacional de San Martín, Gral. San Martín, 2024.

Resumen
Este texto é fruto de uma pesquisa de doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria(UFSM), localizada no sul do Brasil. A investigação vincula-se à Linha de Pesquisa 2 (LP2): Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces. O problema de pesquisa busca responder: De que maneira as práticas pedagógicas de uma escola de tempo integral do campo do município de Santa Maria/RS influenciam nos processos de ensino-aprendizagem, considerando a realidade social. O objetivo da pesquisa é analisar como as práticas pedagógicas de uma escola de tempo integral do campo do município de Santa Maria/RS influenciam nos processos de ensino-aprendizagem, considerando a realidade social. Os objetivos específicos são: identificar as políticas públicas educacionais que orientam a Educação do Campo e a educação (em tempo) integral; compreender como organizam-se as práticas pedagógicas na Escola em Tempo Integral do Campo do município de Santa Maria/RS lócus da pesquisa; analisar o processo de ensino-aprendizagem dos docentes e estudantes na escola participante da pesquisa e seus desafios. A metodologia tem como característica principal a abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Para construção dos dados, propõem-se o desenvolvimento de entrevistas com professores e alunos da escola em tempo integral do campo do município de Santa Maria/RS, observação participante e análise documental e para análise e discussão dos dados, têm-se em vista a análise do conteúdo referenciada por Bardin (2011). Como referencial teórico destaca-se: Arroyo, Caldart e Molina (2004) educadores que contribuíram com as discussões da Educação do Campo; Boneti (2018) e Carvalho (2006) corroborando com as análises e reflexões acerca das políticas públicas; Felício (2012) e Moll (2012) fundamentando a Educação (em Tempo) Integral em todas as dimensões, entre outros. Como expectativas, espera-se que a Educação (em Tempo) Integral da escola do Campo no município de Santa Maria/RS lócus da pesquisa contribuam de forma significativa e potente no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, com práticas pedagógicas que instigam as possibilidades, sentidos, experiências e vivências articuladas com a formação integral no contexto da escola do campo e considerando a realidade social.
Palavras-chave: Políticas Públicas. Educação (em Tempo) Integral. Educação do Campo. Práticas Pedagógicas. Processo de ensino-aprendizagem.
Texto completo

Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
Para ver una copia de esta licencia, visite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.es.
Para ver una copia de esta licencia, visite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.es.