Atención

Búsqueda avanzada
Buscar en:   Desde:
 
Acolhimento de Adolescentes LGBTS em restrição de liberdade: Desafios, enfrentamentos e avanços na internação provisória
Boeira, Daniel Alves. y Freire, Marta Raquel de Figueiredo Martins.
En Kunz,Sidelmar Alves da Silva., Silva, Altina Abadia da., Antunes, Josiene Camelo Ferreira. y Lima, Daniela Kedna Ferreira., Direitos Humanos e emancipação. Uberlândia (Brasil): Culturatrix.
  ARK: https://n2t.net/ark:/13683/pt3W/fFk
Resumen
Para discorrer sobre o acolhimento de adolescentes LGBT no Centro de Socioeducação Dom Bosco (Cense Dom Bosco), unidade que atualmente comporta a internação provisória e a definitiva de adolescentes do sexo masculino, acreditamos que seja importante contextualizar ao leitor acerca dos movimentos e das forças que atravessaram sua construção. Iniciaremos fazendo uma breve retrospectiva dos acontecimentos que gravitaram em torno da temática do estudo pretendido, discorrendo sobre o surgimento, na unidade, do acolhimento dos adolescentes internados provisoriamente e suas implicações éticas e legais, bem como dos desejos, forças a favor e contra, incômodos, estereótipos, lógicas punitivas e repressoras, e o anseio por práticas institucionais mais dignas, éticas e humanizadas, pautadas no compromisso com a dignidade humana e os direitos humanos, tão fragilizadas como veremos a seguir. Posteriormente discorreremos sobre os procedimentos relacionados à entrada do adolescente LGBT no Cense Dom Bosco e do quão distante, tais procedimentos, estão de um acolhimento como prática de cuidado, outro aspecto investigado na pesquisa. Finalmente, abordaremos questões que se relacionam desde a implementação do projeto de acolhimento dos adolescentes internados provisoriamente e as conquistas alcançadas, mostrando o quanto o sistema socioeducativo terá de refletir e discutir para que a diversidade de gênero seja respeitada e tratada com a seriedade que merece.
Texto completo
Dirección externa:
Creative Commons
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
Para ver una copia de esta licencia, visite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.es.