Atención

Búsqueda avanzada
Buscar en:   Desde:
Profissionais de enfermagem e suas representações sociais sobre método mãe canguru
Lucci, Marcos Antonio, Alvarenga De Mello Caldas, Marcia, Infante, Angela María y Freire, Ana Carolina Infante Ferreira.
V Congreso Internacional de Investigación y Práctica Profesional en Psicología XX Jornadas de Investigación Noveno Encuentro de Investigadores en Psicología del MERCOSUR. Facultad de Psicología - Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, 2013.
  ARK: https://n2t.net/ark:/13683/edbf/qmN
Resumen
O Método Mãe Canguru (MMC), também conhecido como Cuidado Mãe Canguru, foi idealizado na Colômbia com o objetivo da diminuição da mortalidade neonatal. Passou a ser utilizado no Brasil, a partir de 2000, com objetivos que vão além dos propostos pelo projeto original, também o de minimizar o sofrimento que era causado pela separação entre mãe e filho logo após o nascimento. Esse método requer da enfermagem prestação de assistência mais humanizada e personalizada tanto para o Recém Nascido (RN) quanto para a família que tem participação ativa em todo o processo. O objetivo deste trabalho foi demonstrar como os profissionais da área de enfermagem responsáveis pelo acompanhamento do projeto MMC de um Hospital Maternidade Escola na cidade de São Paulo, Brasil, constroem suas Representações Sociais (RS) sobre o projeto. Participaram da pesquisa de origem uma enfermeira com formação em nível superior, e duas auxiliares de enfermagem de formação de nível médio. As entrevistas revelaram que estes profissionais entendem que o MMC restringe-se somente aos cuidados básicos descritos pelo Ministério da Saúde (MS), não reconhecendo a importância do contato físico-afetivo que o método proporciona para o desenvolvimento psicológico do neonatal. Palabras clave Método mãe canguru, Representações Sociais, Enfermagem, Físi- co-Afetivo Abstract Universidade Nove de Julho, UNINOVE. Brasil Key words Mother kangaroo method, Social representations, Nursing, Physi-
Texto completo