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Função perceptiva e a prática de balé clássico em adultos
Bonato Da Cruz, Ana Caroline y Okumura, Iris.
V Congreso Internacional de Investigación y Práctica Profesional en Psicología XX Jornadas de Investigación Noveno Encuentro de Investigadores en Psicología del MERCOSUR. Facultad de Psicología - Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, 2013.
Dirección estable:
https://www.aacademica.org/000-054/264
Resumen
O balé clássico foi a primeira dança ocidental organizada de forma disciplinada. Sua prática requer autoconsciência do corpo, uma vez que seus movimentos característicos exigem a consciência da estrutura corporal envolvida. Tal fator relaciona-se com a constituição da personalidade, pois contempla uma forma particular do indivíduo relacionar-se consigo mesmo e com o ambiente. No entanto, não há estudos que relacionem dança e personalidade. Esta pesquisa teve por objetivo investigar se há diferença significativa na prevalência de tipos da Função Perceptiva, tendo como referencial teórico a Psicologia Junguiana. Foi utilizado o Questionário de Avaliação Tipológica (QUATI) para obter a prevalência dos tipos dos voluntários. Participaram da pesquisa 60 pessoas que praticam balé clássico (GPBC) e, como controle, 60 pessoas que não praticam balé clássico (GNPBC), sendo 78,3% sexo feminino e a idade média 25 anos (dp 6,7 ). Observou-se que 70% dos participantes do GPBC e 53,7% do GNPBC foram caracterizados pelo tipo sensação, quanto à Função Perceptiva. A análise realizada indica que tal diferença observada entre os grupos é estatisticamente significativa (X = 3,535, gL = 1, p = 0,06). Relaciona-se tal resultado às peculiaridades da prática de balé clássico e observa-se a necessidade de mais estudos sobre a temática.
Palabras clave
Tipos psicológicos, Balé, Psicologia analítica, Personalidade
Abstract
SENSATION TYPE AND CLASSICAL BALLET PRACTICE IN ADULTS Classical Ballet was the first occidental dance organized by disciplinary method. Practicing it requires body awareness, since its characteristics movements demand awareness of the body structure involved. This factor is related with personality constitution once it contemplates an ordinary relation with yourself and the environment. However, there is no study about the relation between dancing and personality. This study aims explore whether there is a significant difference on the prevalence at the sensation type, bases on Jung’s theory of psychological types. Typological Assessment Questionnaire (QUATI) was the scale used to obtain the prevalence of volunteer’s type personality. The sample was composed by 60 classical ballet’s practitioners (CBP) and the control sample was formed by 60 not classical ballet’s practitioners (NCBP). Of all the participants 78,3% were females and the median age was 25 years (sd 6,7). It was observed that 70% of the CBP group and 53,7% of NCBP group was characterized as sensation type. Analyses reveals that this observed difference between groups is statistically significant (X = 3,535, df = 1, p = 0,06). This result can be related with particularities of classical ballet practices and also it proves the need of further studies on the theme.
Key words
Psychological types, Ballet, Jung’s theory, Personality
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