¿No posee una cuenta?
III Congreso Internacional de Investigación y Práctica Profesional en Psicología XVIII Jornadas de Investigación Séptimo Encuentro de Investigadores en Psicología del MERCOSUR >
Actas
>
Psicología del Desarrollo
>
Resúmenes
A importância do brincar na educação infantil
Luz, Monica - UNIFIEO. Brasil.
III Congreso Internacional de Investigación y Práctica Profesional en Psicología XVIII Jornadas de Investigación Séptimo Encuentro de Investigadores en Psicología del MERCOSUR. Facultad de Psicología - Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, 2011.
Dirección estable:
https://www.aacademica.org/000-052/395
Resumen
Este trabalho propõe narrar uma experiência vivida com 34 crianças com idade de 5 anos, em uma escola municipal de educação infantil na cidade de São Paulo. O objetivo da experiência foi resgatar as manifestações culturais vividas pelas crianças e sua família e mais especialmente aquelas ligadas as brincadeiras infantis. A proposta se baseou em Winnicott que enfatiza a importância do brincar para o desenvolvimento da capacidade de simbolização. Para esse autor o brincar está na índole da criança; é uma atividade universal e necessária para o desenvolvimento de uma personalidade sadia e importante manifestação cultural. Ainda para este autor, o espaço ocupado pelo brincar será aquele ocupado futuramente pelas produções criativas tanto no campo da ciência como no da arte. Durante seis meses o grupo de criança, por meio de três encontros semanais com a professora, eram convidadas a falar sobre o que era brincar, a trazer as experiências de brincadeira vivida pelos pais, a construir brinquedos e a brincar com seus colegas. Após a experiência foi possível observar que as crianças ampliaram bastante a forma de brincar; resgataram modos de brincar vivenciados pelos pais e foram capazes de construir e inventar novas brincadeiras.
Palabras clave
Brincar Manifestação cultural Simbolização
ABSTRACT
de construir e inventar novas brincadeiras.
Palabras clave
Brincar Manifestação cultural Simbolização
Texto completo