¿No posee una cuenta?
III Congreso Internacional de Investigación y Práctica Profesional en Psicología XVIII Jornadas de Investigación Séptimo Encuentro de Investigadores en Psicología del MERCOSUR >
Actas
>
Psicología del Desarrollo
>
Trabajos Libres
As categorias de sentido e sentido subjetivo na construção da subjetividade: considerações ilustradas pela arte
Corralero, Maristela - Centro Universitário Fieo. Brasil.
III Congreso Internacional de Investigación y Práctica Profesional en Psicología XVIII Jornadas de Investigación Séptimo Encuentro de Investigadores en Psicología del MERCOSUR. Facultad de Psicología - Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, 2011.
Dirección estable:
https://www.aacademica.org/000-052/358
Resumen
Este trabalho tem a pretensão de suscitar a discussão sobre as categorias de sentido e sentido subjetivo na construção da subjetividade e os desdobramentos para o processo de ensinar e aprender através do diálogo com a arte. Trata-se de uma analogia entre a obra Guernica de Picasso (1937) e a categoria de sentido subjetivo de González Rey (2003). Foi utilizado como estratégia de comparação o painel Guernica (1937) em forma bidimensional para fazer alusão a categoria de sentido de Vygotsky (1989) e o mesmo painel Guernica (1937) em forma tridimensional para fazer alusão a categoria de sentido subjetivo de González Rey (2003) Considerando que a produção de sentidos se articula também no campo simbólico-emocional, os processos de ensinar e aprender também precisam de um espaço para estas questões.
Palabras clave
Subjetividade Arte Aprendizagem
ABSTRACT
SUBJECTIVITY ILLUSTRATED BY ART This work has the intention to raise the discussion about the categories of meaning and subjective meaning in the construction of subjectivity and the ramifications for the process of teaching and learning through dialogue with the art. It is an analogy between the work of Picasso’s Guernica (1937) and the category of subjective sense of González Rey (2003). It was used as a comparison feature panel Guernica (1937) in order to allude to two-dimensional category sense of Vygotsky (1989) and the same panel Guernica (1937) in three dimensional form to refer to the category of subjective sense of Rey Gonzalez (2003) Whereas the production of meaning is articulated also in the symbolic and emotional processes of teaching and learning also need space for these issues.
Key words
Subjectivity Art Learning
Texto completo