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Dramatic games and learning: an academic resource
Carvalho, Wilma y Oñativia, Ana Cecilia.
VII Congreso Internacional de Investigación y Práctica Profesional en Psicología XXII Jornadas de Investigación XI Encuentro de Investigadores en Psicología del MERCOSUR. Facultad de Psicología - Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, 2015.
  ARK: https://n2t.net/ark:/13683/epma/121
Resumen
A educação contemporânea enfrenta problemas de capacidade de trabalho criativo e espontâneo. Como docentes da psicopedagogia, surgiram questionamentos sobre recursos integradores de desenvolvimento cognitivo, criativo e espontâneo. As questões foram: como despertar sensivelmente o aluno para o problema da aprendizagem? O que é uma aprendizagem significativa, espontânea e criativa? Em que medida os jogos psicodramáticos contribuem para o desenvolvimento no trabalho acadêmico? Este trabalho tem por objetivo verificar a utilização de jogos dramáticos, como recurso acadêmico. O referencial teórico fundamenta-se no Psicodrama de Jacob Levi Moreno e Psicopedagogia em Psicodrama de Alicia Fernández.A metodologia foi pesquisação. O trabalho foi desenvolvido na graduação em Psicopedagogia de um Centro Universitário de São Paulo (Brasil). Participaram doze alunos do 5º semestre.Após conceitos básicos sobre jogos psicodramáticos,Yozzo (1996),os alunos experienciaram.O ambiente do trabalho, foi a sala de aula com etapas de aquecimento, dramatização e comentários. Após a experiência os alunos registraram depoimentos. Foi realizada analise para compreender a contribuição do Psicodrama como pratica preventiva,interventiva,terapêutica. Os jogos psicodramáticos como recurso acadêmico contribuem pela via inovadora e sensível, criativa e espontânea, para integração do sujeito aprendente e sua autoria de pensamento. Palabras clave Dramático, Jogos, Aprender, Psicopedagogia ABSTRACT DRAMATIC GAMES AND LEARNING: AN ACADEMIC RESOURCE Contemporary education faces problems of creative and spontaneous ability to work. As teachers of educational psychology, emerged questions about integrating resources of cognitive, creative and spontaneous development. The questions were: how significantly awaken students to the problem of learning? What is significant, spontaneous and creative learning? To what extent psychodramatic games contribute to the development in academic work? This work aims to verify the use of dramatic games, as an academic resource. The theoretical framework is based on Psychodrama of Jacob Levi Moreno and Psychology in Psychodrama Alicia Fernández. The methodology was pesquisação. The study was conducted in undergraduate Psychology of a University Center of São Paulo (Brazil). Twelve students participated in the 5th semester. After basics psychodramatic games, Yozzo (1996), the students experienced. The work environment was the classroom with heating steps, role play and comments.After the experience the students recorded testimonials. Analysis was conducted to understand the psychodrama of the contribution as a preventive practice, interventional, therapeutic. Psychodramatic games as an academic resource for contributing innovative approach and sensitive, creative and spontaneous, to integrate the subject learner and his own thinking. Key words Dramatic, Games, Learning, Psychopedagogy