Atención

Búsqueda avanzada
Buscar en:   Desde:
 
Princípios orientadores para a operacionalização de uma Adequação Sociotécnica: um estudo de caso na extensão universitária
Ravelo Franco, Nelson Andrés., Rolim, Luis y Suemitsu, Walter.
En Addor, Felipe y Alvear, Celso, Democracia, Autogestão, Politecnia e Extensão: pesquisas no campo da Tecnología para o Desenvolvimen. Rio de Janeiro (Brasil): Multifoco.
  Dirección estable:  https://www.aacademica.org/narf/13
  ARK: https://n2t.net/ark:/13683/p4wG/pFO
Resumen
O desenvolvimento tecnológico, que pretende ser neutro e lineal, tem demonstrado sua incapacidade para cumprir com a busca da inclusão social nos países periféricos. Nesse contexto e ante a falta de orientações metodológicas mais claras dentro da proposta da Adequação Sociotécnica (AST), o presente artigo apresenta o Estudo de Caso de um curso na extensão tecnológica universitária no Brasil. O estudo teve como objetivo reconhecer princípios que contribuíssem para operacionalizar uma AST no caso que a técnica é um artefato. Usando o método de comparação constante surgiram três princípios que frisam a necessidade de: situar-se dentro das ações do movimento social com quem se trabalha; avançar na construção de sujeitos da democratização do desenvolvimento tecnológico; e trazer contribuições para a própria concepção do artefato ou técnica.
Texto completo
Dirección externa:
Creative Commons
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
Para ver una copia de esta licencia, visite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.es.